No post anterior falei sobre a escolha do varão, então para dar continuidade no assunto de decoração das janelas e portas no “How to” de hoje teremos um passo a passo de como escolher as cortinas da nossa casa!

Quando o assunto são cortinas temos alguns itens a considerar na escolha da mesma, então para facilitar vamos numerar este how to! também rsrsrs

1. Acertando no tamanho da cortina

Agora que vc já tem o tamanho do seu varão (caso você não tenha visto meu post anterior click neste link https://wordpress.com/block-editor/post/elefantenasalacom.wordpress.com/47 isso vai facilitar o processo todo) , escolher a cortina fica muito mais fácil, primeiro devemos considerar qual ambiente vamos trabalhar e assim decidir o comprimento para ela.

Acima fiz um esboço para que vocês possam visualizar melhor o que estou falando. Assim como expliquei no post do varão, posicionei todas as cortinas acima da janela, isso alarga o ambiente. E ao extender a cortina nas laterais faz parecer que a janela é maior do que é na realidade, dando uma ilusão do ambiente ser maior.

A diferença entre elas está no comprimento, onde dependendo da localização da janela e se tem algo na frente dela ou não, vocês podem decidir qual preferem, por exemplo, caso não tenha nada abaixo da janela uma opção bacana seria optar pela cortina até o chão. Já no caso de terem uma escrivaninha podem optar pelo estilo “sill length” que é quando a cortina toca o final da janela deixando o espaço livre para que a cortina não atrapalhe quando forem usar a mesinha.

2. Escolhendo o tecido

Feita a escolha do tamanho da cortina agora é só escolher o tecido dela. Isso vai depender de onde será colocada.

Se for na sala de visita, optem por tecidos leves, que deixem passar a claridade mas que ainda proporcionem uma certa privacidade no ambiente. Se for para um quarto ou sala de televisão, cortinas com varão duplo para poder colocar um tecidos com a opção de blackout e outro mais leve permitem uma dupla funcionalidade para os ambientes, e ajudam a regular a claridade dependendo do que você for fazer no ambiente.

3. Escolhendo a cor

Quanto a cor e estampas da cortina, isso vai depender muito do estilo que se gosta. No meu caso, prefiro tudo (tipo coisas grandes rsrsrs cortinas, sofas, mesas e cadeiras) em tons neutros, já que facilita brincar com cores em objetos de decoração menores como vasos, almofadas e caso eu decida mudar as cores fica mais fácil e barato rsrsrs

Quem gosta de cores e estampas pode aproveitar a cortina como ponto focal do ambiente e brincar com os tecidos e cores, como esse quarto lindo com uma cortina mais leve para privacidade e uma cortina mais pesada e com cores e estampas que trazem textura deixando o ambiente mais divertido.

Imagem retirada do link: https://br.pinterest.com/pin/443041682092133105/

Uma dica: não esqueçam de levar em consideração o tipo de lavagem que poderá ser feito dependendo do tecido. Caso procurem uma cortina bonita e funcional, escolham tecidos que possam ser lavados na lavadora e você não precise mandar para algum lugar especializado.

É isso pessoal! Se tiverem alguma duvida, deixem nos comentários abaixo.

Leave your comment! I would love to hear what you think!