Home Decor/Posts em português

How to – Como escolher…varões para cortinas!

Com este post iniciamos uma série de como fazer…de tudo! Rsrs desde escolher cortinas até fazer sua própria mesa de centro com soluções fáceis e baratas. E o primeiro post da série How to… são cortinas, e mais especificamente, como escolher o varão da cortina.

Estava pesquisando para ver qual varão iria colocar na minha casa e de repente percebo que existem tantas opções que pensei que seria legal alguém escrever sobre o varão já que não tem muitas fontes de informação quanto a isso…encontrei muito como escolher suas cortinas, mas o varão…quase nada!

Para facilitar vamos numerar o passos!

1. Acertando no tamanho do varão

Parece bobo mas acredito que tendo noção das medidas necessárias fica mais fácil para decidir e encontrar o que você quer. Muitos dos lugares indicam que seja levado em consideração de 7cm a 15cm a mais no tamanho do seu varão (mas isso não é regra, tem lugares que indicam até 25cm a mais), sendo assim, já que tenho janelas com 1,50m de largura o ideal é procurar varões que sejam entre 1,57m e 1,65m.

Vocês devem estar se perguntando, por que isso? bom, por 3 motivos simples: primeiro por que se o varão for exatamente do tamanho da sua janela a luz ainda vai permear pelos lados e se o intuito for bloquear a luz, isso não seria muito útil, não é? o segundo motivo é estético, um varão maior da ilusão de uma janela maior, e por último, o varão maior permite que quando as cortinas estejam abertas elas descansem junto a parede e não bloqueiem a luz quando você precisar iluminar mais o ambiente.

Quanto a espessura do varão, isso vai depender muito do vão da sua janela ou porta, uma coisa para tomar cuidado é que não queremos que o varão fique curvado, então é melhor escolher varões de 28mm e com apoios no meio do vão para diminuir as chances dele curvar por causa do peso da cortina.

Acertar o tamanho ideal para sua janela ou porta, na minha concepção, já é 50% do caminho!

2. Escolhendo a cor

Existem várias dicas para escolher a cor do seu varão, algumas são:

  • Olhar para a cor mais escura do espaço e usa-lo como referência para dar um contraste agradável e harmonioso. Pode dar a impressão de que essa decisão deixaria o ambiente pesado mas como podemos ver na imagem ao lado, em realidade, tudo fica muito equilibrado e a sala continua super clara e acolhedora, já que o varão combina com a cor dos pés das mesas.

Essa linda sala achei no Pinterest e é do blog https://michealadianedesigns.com

  • Se o resultado desejado é na vdd esconder e não, acentuar a cortina, então você pode escolher um varão que combine com a cor da parede, como podemos ver no quarto ao lado, onde as cortinas se misturam com as paredes e quase somem.

Esta imagem foi achada no Pinterest e é do blog http://www.mydomaine.com/bed-making-ideas

  • Outra dica é olhar para o tom predominante no ambiente, assim como na imagem da sala ao lado, onde o varão cromado remete aos tons de cinza da mobília.

Esta imagem foi achada no Pinterest e é do site http://www.housebeautiful.com

3. Escolhendo a ponteira

Depois de escolhida a cor do varão você poderá escolher a ponteira, cuja escolha do modelo dependerá muito do estilo de decoração da sua casa. Mas se você ainda esta na duvida de qual modelo combina mais com o estilo que você procura, então você pode pesquisar no Pinterest, Instagram e google por referencias que se assemelhem ao seu estilo.

O varão das cortinas são um pequeno elemento que as vezes passa desapercebido mas na minha visão é essa atenção aos pequenos detalhes que fazem toda a diferença no conjunto da decoração.

Uma última dica: não precisamos colocar a mesma cor de varão em toda a casa, a escolha do varão dependerá muito do ambiente onde ele se encontra e do estilo pessoal de decoração de cada pessoa.

E assim acaba a escolha do seu varão! Espero que tenha ajudado um pouco, pois me ajudou bastante toda esta pesquisa para resumir a escolha em 3 passos, que acredito fazem o processo mais simples.

Leave your comment! I would love to hear what you think!